Saiba tudo sobre o
mercado náutico...
MANUTENÇÃO DA HÉLICE
Manutenção
Manutenção da hélice
É importante ter feito uma vistoria antes de fazer longos passeios, pois a preocupação está nas pás, quando tortas, amassada, podem causar várias complicações para o motor. Como vibrações que causa problemas a engrenagem e vazamento de óleo. Maioria das pás quando velhas desgastam por contato ao fundo de areia. Se o desgaste afeta no desenho da hélice deverá ser corrigido.
A hélice não é só afetada pela altura do motor como ângulo de inclinação do trim. Quando se levanta o motor diminui o arrasto e melhora velocidade, Quando o motor fica alto demais eleva o trim e pode causar ventilação. Quando a hélice esta perto da superfície causa giro no motor sem que a velocidade suba, se a hélice ventilar durante aceleração é sinal de problemas.
A hélice deve ser retirada para manutenção a cada seis meses. O tempo para a lubrificação seja reforçada, impedindo a corrosão da engrenagem. Quando isso ocorre gruda na hélice por muito tempo dificultando na manutenção. Verifique o retentor pode conter linhas de pesca enroladas, causando vazamento de óleo e infiltração nas engrenagens internas.
A Limpeza interna é tão necessária quanto à graxa do motor, após limpa uma nova lubrificação é feita. A água do mar se acumula junto á graxa e quando limpa impede a corrosão e a colagem da hélice. O recomendado é sempre fazer a limpeza e a lubrificação.