Carrgando informações...
Compartilhe:
icone facebook icone e-mail

BLOG
Webmarine

Saiba tudo sobre o
mercado náutico...

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail

DUVIDAS ENTRE OS MOTORES DE DOIS E QUATRO TEMPOS?

Dicas do Capitão

sexta-feira, 10 de março de 2017

Motores de Dois e Quatro Tempos

  Os motores de dois e quatro tempos são motores a explosão, que funciona em ciclos que significa quantas voltas o virabrequim dá processar a combustão nos cilindros. Em motores de dois tempos os cilindros produzem uma explosão a cada volta. Nos motores de quatro tempos, as explosões acontecem uma volta sim, outra não. Isso também está relacionado com o desempenho, preço, durabilidade e queima de combustível. Nos motores de dois tempos o óleo se mistura com a gasolina causando bastante fumaça, principalmente nos motores mais antigos. 

Dois e Quatro Tempos Diferenças.

Potencia

  Por capacidade de cilindradas, o motor de dois tempos é mais potente que um de quatro. Os motores de dois tempos são excelentes em arrancadas, já que aceleram bem mais rápido que os quatro tempos.

Ruídos

  Os motores de quatro tempos são mais silenciosos que os de dois, menos em rotações mais altas. Os modelos de dois tempos que possuem injeção direta também são silenciosos.

Durabilidade

  Os motores de quatro tempos duram mais que os de dois convencionais,  os motores de dois tempos com injeção tem a durabilidade mais parecida, com os modelos de quatro tempos, tendo a aproximadamente a mesma vida útil. Os modelos de quatro tempos são os mais procurados no mercado.

Custo

  Os motores de dois tempos custam menos, pois sua mecânica é simples possui poucas peças e deixa o motor mais leve, são 30% mais baratos que os de quatro tempos. Motores que possuem injeção direta são bem mais em conta, pois só necessitam de manutenções após 500 horas de uso, e os outros possuem revisões de 10 a 100 horas de uso.

Consumo

  Os motores de dois tempos com injeção direta possuem, o mesmo consumo de um motor de quatro tempos. Já os motores sem injeção direta gasta cerca de 30% a mais.

Poluentes

  Os modelos de dois tempos com injeção direta são menos poluentes que o de quatro, os modelos mais antigos de dois tempos poluem mais, e soltam mais fumaça que os de quatro. 

Potencia Adequada

  A escolha da motorização é bem complicada, até mesmo se o estaleiro oferecer diversas opções. A primeira coisa a ser fazer antes de rever a potencia, e necessário saber as medidas do barco, peso máximo o tipo do casco e do motor. É preciso indicar o uso principal do barco.

  O tipo de uso é muito importe, pois uma lancha para puxar um esquiador e uma lancha para passeio. Não precisaram da mesma potencia, e sim a necessária para dar conta do serviço. Tipo a lancha para esqui precisará de uma potencia maior que a lancha de passeio, A partir da definição de uso pretendido, é possível chegar á potencia mais adequada.

  Os projetistas recomendam para lanchas de 23 pés, 1 hp para cada kg do peso total como potencia mínima. Em embarcações maiores tem como tendência aumentar. Em veleiros o recomendado é 1 hp para cada 250 kg do peso total. Embarcações como trawlers o recomendado é 1 hp para cada 125 kg do peso total.

  Um só motor ocupa menos espaço, diminui o peso total do barco, além de não precisar investir tanto. Mas falando de uma embarcação de pequeno porte, que não necessita de dois motores, que apenas um motor necessita de apenas um tanque. É claro que dois motores dispõe uma maior potencia e tranquilidade.

motores, dois tempos, quatro tempos, preço, potencia, consumo, poluição

Comentários


O primeiro portal de classificados náuticos do Brasil!
Versão Desktop