Carrgando informações...
Compartilhe:
icone facebook icone e-mail

BLOG
Webmarine

Saiba tudo sobre o
mercado náutico...

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail

ÂNCORAS

Dicas do Capitão

segunda-feira, 13 de março de 2017

Popa ou Proa?

  A âncora é um equipamento antigo usado para mantar os barcos meio que presos. Já que os barcos não possuem freios à âncora é uma excelente escolha, um simples equipamento de metal obrigatório, exigido pela marinha com no mínimo 20 metros de cabo. As ancoras são tão importantes que se o motor pifar, somente a âncora evitara que o barco seja arrastado ou levado pela correnteza.

  O aconselhado é usar duas âncoras equipada, na parte da proa e outra na popa. Para evitar giros durante a ancoragem em praias mais cheias, o que acontece muito em praias movimentadas como as de Angra. E impede que o barco colida com os outros ao seu lado. Jogar a âncora na praia agora foi proibido pela marinha, pois privatiza a areia e pode causar diversos transtornos.

  Duas ancoras propõem mais segurança em passeios, caso de pane elétrica a segunda ancora entra em ação. Já que não a energia para utilizar o guincho elétrico. Mas não será sempre que devem ser usadas ao mesmo tempo.

  Quando o barco é ancorado com apenas a ancora de proa, estará em movimento, procurando se alinhar com a corrente. Esta procura pelo alinhamento pode colocar o barco numa melhor posição mais tranquila, para enfrentar as marolas. Quando se utiliza a âncora de popa o barco perde totalmente o alinhamento, e quando a maré muda ou vento também interfere o barco não estará na posição adequada, tirando a sensação de bem-estar de antes.

  Se o lugar estiver cheio de barcos, quem chegar depois deve respeitar quem chegou antes. Se por acaso ancorar muito perto ou se arrastar a âncora no fundo, é obrigação de quem chegou depois fazer outra ancoragem.

Uma ou Duas?

  O obrigatório é o uso de apenas uma âncora, para barcos acima de 5 metros, mas duas é sempre melhor. Além de ser mais seguro mantem o barco mais preso sem ficar rodando. A ancoragem é a mesma sempre contra o vento e a correnteza. Muitos donos de barcos não saem das marinas sem levar no mínimo duas âncoras, para garantir a segurança durante o passeio.

proa, popa, barcos, lanchas, desempenho, cuidados e âncora,

Comentários


O primeiro portal de classificados náuticos do Brasil!
Versão Desktop